Wednesday, June 21, 2006

Pedi um dia ao Victor de Lima Meirelles que idealizasse num desenho uma ida minha de romeiro à volta da ilha. Ao entregar-me o resultado do meu pedido disse-me: isto representa o teu estado de penitente quando regressaste. Realmente já tenho tido pesadelos ao sonhar-me de bordão e a andar rezando pela minha salvação quilómetros e quilómetros de estrada. Quando era rapazote e ouvia os romeiros a rezar cantando nas ruas de terra batida julgava que se tratava de um cântico ao deus Baco. É que eles quando se ouvem ao longe parece que cantam assim: ôôô...ûh...ûh...ah...ah...aôôô iii... ôôô...ávôôô.... E repetem-no centenas de vezes. Parecia-me um grito cheio de cio. É que nós por cá só freudávamos quando casávamos. Sem este sacramento não havia nada para ninguém a não ser para os privilegiados que tinham cacau para pagar às profissionais do sexo. Estes é que nunca se pronunciavam cantando... Como eles (os romeiros) andavam sete dias a caminhar à chuva, ao calor e ao sol na Primavera e longe das fêmeas (daí a minha interpretação) suavam e cheiravam como os equídeos que transportaram o Jorge Sampaio numa volta pela avenida marginal... Nunca percebi as caminhadas dos romeiros sem pensar nas romarias da Ídade Média. Andar à chuva e ao vento e estar sujeito a apanhar uma pneumonia não é coisa que se aceite sem estranhar.Era necessário fazer-se um estudo baseado em estastíticas para se verificar se se trata de uma atitude salutar. Acima de tudo está a Saúde Pública. Daqui faço um apelo às autoridades para estarem atentos a esta possível calamidade. Se, por acaso, a minha chamada de atenção não tiver razão de ser, faço já uma proposta: que se apoie aquela iniciativa, única no ocidente europeu, tendo em vista ser considerada uma atracção turística. Permitir, também, que os visitantes, sobretudo os ilustres, se possam integrar naquela manifestação física tornada religiosa. Não são só as romarias para Fátima que têm o direito de fomentar a restauração, a indústria hoteleira, a imaginação mitológica, etc. Transformemos os Romeiros de São Miguel numa instituição lucrativa. Eles merecem e nós também. Bem hajam! manuel melo bento Posted by Picasa

0 Comments:

Post a Comment

<< Home